Um Texto

(para uma revista na cidade)
A IGREJA BATISTA CENTRAL

O ANIVERSÁRIO... Neste ano, a Igreja Batista Central completa 30 anos de existência, de emancipação, de serviços prestados como entidade religiosa e civil. Tendo muitos motivos para estar feliz, se sentindo realizada, está sendo programado algumas atividades que deem real significação à data, ao tempo de vida, ao que tem feito, e ao que se pretende fazer. Os cultos serão nos dias 5 a 7 de Dezembro, e, além disto, encontros revendo a história durante as quartas feiras de Novembro; a presença atuante do Coro da Igreja em vários eventos natalinos durante o mês de Dezembro, a realização do evento de arrecadação financeira para entidades voltadas a programas sociais como o combate ao câncer, aprendizados cidadãos e atendimentos a carências as mais variadas. Vários momentos nos dois últimos meses do ano, comemorando o aniversário da igreja, e demonstrando muita gratidão a Deus por seus planos em nos fazer tantos serem capazes de levar avante os grandes desafios que se tem abraçado e desenvolvido no âmbito espiritual e existencial.

NOSSA HISTÓRIA... A história da igreja começa, basicamente, em Julho de 1984, quando um grupo de pessoas, passaram a se reunir no Colégio Castro Alves, no centro da cidade, visando o estabelecimento de uma nova igreja na cidade; para tanto, utilizaram as dependências da escola para suas reuniões e cultos. Diretamente, neste início, de alguma forma, participaram a Primeira Igreja Batista da cidade, a Primeira Igreja Batista de Nanuque e a Igreja Batista Monte Sinai. O Pr. Pedro Santana Neto, desde este início, foi um grande ajudador. Pr. Nemir Rodrigues, Pr. James Teixeira foram os primeiros pastores, e, atualmente, o Pr. Jônatas David. No decorrer da história, a igreja se tornou crescida, atuante, sempre presente em suas responsabilidades como igreja, tanto em relação a outras igrejas, inclusive batistas, quanto em relação ao seu papel social, cidadão, cooperando sempre com o melhor desenvolvimento de Teixeira de Freitas.

O TEMPO... O tempo foi favorável à igreja, em muitas maneiras. Enquanto ele passava, ela se destacava nos desafios que tomava para si. Muitas atividades internas e externas, visando alcançar seus membros, congregados e frequentadores, quanto, também, a muitas pessoas e famílias fora da igreja, ela esteve tomando a frente, fazendo com que seu nome fosse sempre muito bem lembrado na vida social e coletiva da comunidade onde está inserida. Neste período de tempo, ela foi consultada e chamada para o pensar e o promover programas públicos ou privados que fossem favoráveis à municipalidade. Num gráfico imaginário que o tempo possa oferecer, apresenta, em muitos sentidos, uma curva ascendente da igreja quanto à execução de tudo que ela entenda como forma de representar os interesses do Reino de Deus neste mundo, dentro de suas paredes, e fora delas. Há de se considerar, sem dúvida, entendendo este progresso verificado no tempo, a vinda, a estadia, a atuação, e, até a saída, de muitos membros que por ela passaram ou permanecem. Numa grande maioria, todos sempre se notabilizam pela capacidade de liderança, e pela disposição intrínseca de estarem envolvidos e comprometidos com tudo que seja a igreja viva e ativa que ela é.

A CIDADE... A história que ela vive, é a mesma, basicamente, que a cidade vive. Enquanto ela nasceu no ardor daqueles momentos que antecederam a emancipação de Teixeira de Freitas; enquanto ela absorveu muito daquele empenho e determinismo vigente na população teixeirense de outrora, o que é ainda muito viva em nossos dias; as duas histórias continuarão se parecendo na ascendência de crescimento, de mobilidades, lideranças, melhorias, prestação coletiva de serviços, ampliação territorial e outros itens próprios de quem está a todo vapor em seu desenvolvimento. A igreja, concordando com sua grande ligação à história da cidade, está distribuída por muitos e muitos bairros, também através de igrejas filhas emancipadas ou não. Teixeira de Freitas é um lugar muito propício a igrejas como esta. A simpatia e respeito do povo, o apoio e carinho sempre muito demonstrado, a facilidade oferecida para que ela se faça atuante, é surpreendente, o que faz com que tenha-se certeza do emaranhado entre uma e outra história.

O OBJETIVO PRINCIPAL... Toda igreja, e a Central não é diferente, tem como objetivo principal o serviço à divindade. Este serviço tem a ver com o cuidado com os seus, com o dos outros, e com todos que não tenham nenhuma igreja. O objetivo principal é exercer este cuidado, não só com o respeito à individualidade de cada um, como Deus faz; não só buscando todos os meios para o bem estar da coletividade; mas, principalmente, pregando a todos o que entende ser o que Deus quer que preguemos a respeito do pecado, da condenação eterna, e do escape providenciado por Ele para que todo que queira, possa desfrutar da eternidade com Deus no céu. Sem dúvida, estas preocupações, e, principalmente esta última, fazem parte da vida e atuação da Igreja Batista Central nestes trinta anos, bem como, por toda sua existência.

OS OBJETIVOS SECUNDÁRIOS... A igreja tem objetivos secundários, e são consequentes do objetivo principal, ela deseja ser muito útil não só aos seus, aos que fazem parte do seu cotidiano, mas muito útil à coletividade. Ela deseja ser muito lembrada por todos, como uma igreja voltada ao bem comum, ao bem da sociedade, ao bem de Teixeira de Freitas. Seus serviços espirituais dentro e fora de seu templo, como também, seus serviços sociais, estão todos voltados para estes objetivos secundários. Ela sabe que nem todos crerão como ela crer, mas deseja que todos sejam, de muitas formas, beneficiados com o seu jeito igreja de ser. Na sua contabilidade, nestes trinta anos, mais de trinta mil famílias já foram alcançadas e providas, de várias maneiras, por ela, ou pelo que ela tem feito no decorrer deste tempo. Isto é significativo para o que ela entende como interesse divino para ela, como Sua igreja.

UM PRIMEIRO ORGULHO... Fugindo de qualquer tipo de vaidade, há alguns orgulhos, algumas iniciativas dela em seus lidares, que dão algumas alegrias à sua existência. A primeira é a que se chama “doutrina inegociável”, com total tolerância. A igreja Batista Central possui um doutrinário muito seguro, muito convicto, e dele vem toda ressonância em suas práticas, liturgias, posicionamentos, convivências e pregações. Rejeitando misticismos, hedonismos ou humanismos, o que tem sido muito usado como atração às multidões, a igreja tem se mantido fiel ao que sempre foi, e ao que sempre pregou. Ser assim, tem exigido muito dela, num mundo onde moderno é globalizar tudo que todos dançam, gostam e aplaudem, inclusive em relação a uma divindade que afirma não gostar do que o mundo gosta. Porém, mesmo pagando um preço consideravelmente alto por ser assim, ela tem alegria por padecer por este fim. Contudo, tolerância é a palavra-chave. Respeitar e defender o direito que todos têm de serem, agirem e crerem diferentes dela.

UM SEGUNDO ORGULHO... O seu espírito missionário. Desde seu início, a igreja buscou esta marca para si. Hoje, com trinta anos, ela possui mais de trinta igrejas filhas, netas, e bisnetas, emancipadas ou não, e outros pontos de pregação. Estas igrejas estão espalhadas por toda Teixeira de Freitas, uma na região e outra pela Bahia. Sem a necessidade de concentrar gente, mas de distribuí-las, de forma independente da igreja mãe, estas muitas igrejas foram estudadas, trabalhadas, implantadas, formalizadas, emancipadas de fato ou de direito, e, ano após ano, uma e outra era organizada como presença da igreja mãe por todos os cantos. Todas têm espírito missionário também, bem como, espírito social, pois todas são uteis às comunidades onde estão presentes e atuando. Este é outro grande orgulho que a igreja vive nestes 30 anos de vida.

UM TERCEIRO ORGULHO... Sua responsabilidade social. De muitas maneiras, a igreja se fez presente na vida da cidade, desde os primeiros momentos da emancipação da mesma. Destaca-se sua atuação na educação, com o antigo Colégio Central, o Pólo UNOPAR TF, o Projeto Ide Ensinai nas Escolas Municipais; destaca-se também sua atuação junto a presidiários, hospitalizados, e famílias carentes; destaca-se a presença de representantes seus em Comissões, Conselhos e Estudos Municipais e Estaduais; e, também, destaca-se a disponibilidade do seu patrimônio para estudos, planejamentos, qualificações e outras iniciativas da Prefeitura Municipal e suas Secretarias. Este é um outro orgulho da igreja, o que a leva a se sentir importante no bem comunitário da cidade onde está sendo igreja.

UM QUARTO ORGULHO... A sua melhor adoração é o serviço. Orgulha-se por não ser uma igreja para cantar, mas uma igreja para servir, inclusive, cantando. São oito grandes ministérios atualmente, cada um formado por muitas pessoas de mangas arregaçadas, que adoram a Deus com seu serviço; são oito áreas diferentes de atuação; todos que se identificam com uma destas áreas, se juntam e se auto administram na busca de servirem bem naquilo que gostam de fazer, e que entendem ser a vontade da divindade para com eles. Cada grupo grande assume com a igreja, uma destas áreas, e, delegadamente, promovem ações que justifiquem a demanda geral. Só fica só cantando, quem assim quiser, pois tem espaço e serviço para todos, do jeito que entenderem ser a melhor adoração.

JUBILEU DE PÉROLA... Esta é a igreja com trinta anos. Que sabe que já fez muito, mas, tem muito mais a fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tem mais informações a dar sobre o conteúdo desta página, ou deste site, por favor, escreva abaixo. Obrigado.