Semana 1... Início de Tudo

1. O POVOADO DE TEIXEIRA DE FREITAS...
Em 1984, primeiro semestre daquele ano, as pessoas estavam vivendo uma atmosfera revolucionária, rebelde, uma vontade exagerada de ser contra tudo e todos, era a grande vontade, alimentada pelos políticos e lideranças do lugar, buscando motivar o povo e as esferas competentes, no sentido de fazer este grande povoado em uma cidade. Em todas as famílias, em todas as entidades, em todos os lugares, era assim o ambiente catalizador vigente. É neste fervor cidadão que acontece o início da história de nossa igreja, é nesta fervura que se abastece o início dos inícios de nossa história como igreja. Muitos dos líderes tocados com esta desenvoltura, também, participavam dos manifestos emancipatórios de nossa gente. Tudo convergia para o desfecho que a biografia nos relata. Hoje, Teixeira e a nossa Igreja vivem em comum, estas e outras situações semelhantes, o que nos deixa muito envaidecidos e devidamente representantes desta cidade do bem.
2.PRIMEIRA IGREJA BATISTA...
Em 1984, entre as igrejas da cidade, uma era a primeira das igrejas batistas, e de lá nasceu a Igreja Batista Central. Pr. Eliezer Araújo (Pr. Eliézer Rodrigues de Oliveira) era o pastor da igreja, naquele ano, e em sua liderança espiritual a igreja seguia seus passos evangelizadores e de muita atuação na cidade, e no Reino de Deus. A igreja gozava de um prestígio privilegiado na comunidade, graças ao testemunho bíblico de seus frequentadores e da instituição em si; ajudando nisto, haviam muitas lideranças políticas e outras autoridades constituídas que faziam parte de sua membresia. O Pr. Eliezer, com seu espírito dinâmico e coerente, marchava com a igreja nesta importância reconhecida. A presença da igreja era notada, em muitos aspectos, não só no povoado de Teixeira de Freitas, mas nas cidades vizinhas, onde o interesse missionário e social se fazia vivo. Teixeira de Freitas viveu muito das consequências da existência da igreja e de seus servi ços por onde ela estendeu os braços de sua ação.
3.INFLUÊNCIA CIDADÃ...
Em 1984 a cidade estava efervescida, em ebulição, a emancipação era a conversa em todo canto, em todas as conversas, a aspiração pela independência municipal era o grande sonho corrente em todos que por aqui moravam, aquele era o grande momento. Este mesmo espírito vibrava no intendo de algumas poucas lideranças da Primeira Igreja Batista do povoado. Juntou este grande ardor municipal e a maneira segura e prudente do Pr. Eliezer Araújo (Pr. Eliézer Rodrigues de Oliveira) pastorear, e a convulsão passou a se concretizar. O que antes era normal na administração eclesiástica, agora era uma grande dificuldade para alguns incomodados. Para manter a segurança do todo, o pastor passa a não dar mais ouvidos às reclamações daqueles alguns, e isto se torna mais estopim, ainda. Dentro da harmonia cristã, dentro da convivência democrática, a igreja seguia seu rumo evangelizador, mesmo com estas inconveniências, ela continuava sua marcha testemunhal e missionária.
4.ÂNIMOS EXALTADOS...

Em 1984, no povoado de Teixeira de Freitas, tudo e todos respiravam um espírito de contraditoriamente, de insurreição, até de rebeldia; naquele ano, em especial, os ânimos estavam muito exaltados por todos os lados, inclusive na Primeira Igreja Batista da cidade, mesmo com toda a áurea fraternal que se pudesse promover. Um grupo pequeno da liderança esteve assumindo posicionamentos considerados impróprios para a administração da mesma, e isto gerou um clima de tomada de posições suficientemente duras, a ponto de os incomodados exagerarem na incomodação, e os demais, a grande maioria, declararem o grupo excluídos daquele corpo, forçando a saída dos mesmos. Chegou-se a estes termos, lembrando que foi o resultado do que a cidade estava vivendo, que esta exclusão foi apenas administrativa, e que o grande grupo que ficou, e o pequeno que saiu, permaneceram na mesma Associação Batista, na mesma doutrina e convivência.
(Relatos do Pedido de Perdão da igreja ao Pr. Eliézer Rodrigues Pereira, em 2016) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tem mais informações a dar sobre o conteúdo desta página, ou deste site, por favor, escreva abaixo. Obrigado.