Semana 5... Segundo Pastorado



26.NOVO HOMEM DE DEUS...
Logo depois da ida do Pr. Nemir Rodrigues para Vitória do Espírito Santo, chegou ao pastoreio da igreja, o Pr. James Benjamim Teixeira. Da mesma forma, e não poderia ser diferente, escolhido por Deus para ser Pastor, homem cheio de predicados espirituais, e que, por muitas vezes, o Senhor o usou na solução ou direção essencial à igreja em vários dos momentos que chegaram a carecer de um líder sábio e prudente. Acompanhado de sua esposa, mulher, da mesma forma, muito envolvente e envolvida com o Reino do Senhor. O casal foi bênção indireta para todos, e diretamente na vida de muitos dos membros da igreja durante o tempo que estiveram liderando o Corpo local do Senhor. Ainda hoje é possível verificar a influência dele, como Pastor e dela como esposa e regente do coro. Ainda hoje a igreja trás marcas importantes daquele período quando estiveram nas mãos de Deus para fazer um ministério voltado para a Vontade do Senhor em nosso meio, na vida da igreja e seus membros.
27.ALIMENTOU A OUSADIA DA IGREJA...
Há uma marca importante a se considerar no ministério do Pr. James Benjamim Teixeira na vida de nossa igreja, a ousadia. Quando chegou, já havia muito disto na vida, nos empreendimentos, nas disposições da nova igreja, mas ele, com seu jeito, com sua visão, com sua determinação em relação ao Reino do Senhor, abraçou esta marca já existente, e, como que, pessoalmente abraçou este item, e fez ser um notar especial da comunidade no seu relacionamento com a cidade e com a pregação missionária. Esta visão chegou às congregações, e um novo ânimo foi injetado naquele trabalho; da mesma forma, a administração interna da igreja, o calor da Escola Bíblica Dominical, e a comunhão, em si, do todo na igreja. O Pastor era ousado, e a igreja fortaleceu-se mais ainda desta virtude inteligente e contagiante do mesmo e passou a dar outra ênfase em tudo que era, em tudo que fazia, o que testemunhava dentro e fora de suas paredes, o que fazia na comunidade onde estava plantada.
28.ASAS À CRIATIVIDADE...
Outra marca do pastorado do Pr. James Benjamim Teixeira, nos tempo que esteve frente à igreja, foi a motivação, por um jeito ou por outro, à criatividade. De uma forma muito peculiar à sua liderança, ele reforçou a crença de que sempre há uma jeito ou outro, de forma viável, justa e bíblica, de se chegar a um fim; se as dificuldades surgem por um meio, não é motivo para desânimo, para desistência, mas um desafio a mais a ser superado. Por vários momentos esta premissa foi seguida e a igreja esteve marchando, obtendo novas e novas vitórias, mesmo diante das dificuldades normais que iam surgindo. É certo que Ele não tinha muitas das virtudes que o pastor anterior tinha, mas, por outro lado, tinha outras virtudes novas para a igreja desfrutar enquanto de sua liderança espiritual, e esta era uma delas. Até hoje a comunidade resguarda-se com esta marca tão bem alimentada nos tempos do Pr. James Teixeira, é uma das marcas daquele tempo, e da igreja, como um todo em sua história.
29.NÃO SE ADAPTOU...
Mesmo diante de tantas virtudes e benefícios no pastorado do Pr. James Benjamim Teixeira, tanto para ele próprio, quanto para a igreja e a cidade em geral, em mais ou menos um ano, ele estava deixando o ministério por aqui, e seguido para outro campo eclesiástico. A melhor maneira de entender o que aconteceu, é que não houve a devida adaptação dele com o seu novo pastorado, e vice-versa. Muito provavelmente houve um impacto quando à diferente maneira de estar à frente de uma igreja que havia sido pastoreada com um outro estilo e que foi bem fixado com todas as dificuldades sentimentais que promoveram a saída do pastor anterior. Fato é que o Pr. James, com seu tipo de liderança, o que foi muito útil em ministérios anteriores e posteriores, não encontrou muito respaldo no seio da nossa igreja, e isto criou mais dificuldades que facilidades para o desenvolvimento do seu trabalho porá aqui. Com tudo isto, ele é ainda muito lembrado e reverenciado na igreja.
30.MARCAS ATÉ HOJE...
Encerrou o tempo do ministério do Pr. James Teixeira, e, infelizmente, num tempo muito reduzido, mais ou menos, um ano. Aquele momento passou, mas até hoje temos marcas proveitosas, temos gente que foi beneficiada diretamente e especialmente pela presença e atuação daquele amado pastor. Até hoje, a igreja trás, em si, em suas atuações, em suas reações, em suas motivações, marcas abençoadoras daquele tempo. O pastoreio efetivado ainda é lembrado fora e dentro da igreja, entre membros e familiares dos membros, entre muitos amigos dos membros da igreja. Quando de sua saída, muitos se colocaram ao lado dele, dando todo o apoio necessário, amenizando os possíveis transtornos que poderiam estar acontecendo na vida dele, da família e da igreja. Mas, como tudo no Reino de Deus, a pesar de nós, foi excelente para todos os lados; ele foi ser abençoado e abençoar na igreja que assumiu posteriormente, bem como a igreja, da mesma forma, foi abençoada, até hoje.
31.Pr.PEDRO REASSUME A IGREJA...
Em 1990, com a saída do Pr. James Benjamim Teixeira da liderança espiritual da igreja, imediatamente o Pr. Pedro Santana Neto é convidado, e prontamente aceita, ao pastorado interino da igreja. Mais uma vez a liderança da igreja toma pé da situação e convida o querido pastor da Igreja Batista Monte Sinai, a assumir, mais uma vez, o pastorado da igreja. Imediatamente o Pr. Pedro Santana passa a buscar solução para a sucessão pastoral, e, com isto, e, para isto, usa de muito de seus contatos e influências, visando encontrar um nome que viesse somar com aquela que, mais que nunca, estava cheia de virtudes, cheia de disposição e cumprir seu papel de igreja na cidade de Teixeira de Freitas. Nomes foram estudados, e um foi o do Pr. Jônatas David, Pastor na cidade de Iguaí, alguém que o Pr. Pedro Santana havia conhecido quando era pastor em Porto Seguro, Orador Oficial num Congresso de Jovens daquela Associação, há uns dois ou três anos anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tem mais informações a dar sobre o conteúdo desta página, ou deste site, por favor, escreva abaixo. Obrigado.