Semana 12... Colégio Central




14.FACULDADE BATISTA...
Logo nos dois primeiros anos do Ministério do Pr. Jônatas David, uma visão tomou conta do que entendia como responsabilidade da igreja, no Reino do Senhor, e na vida de Teixeira de Freitas. Havia, na cidade, um Colégio Batista, e não sendo conveniente uma outra escola concorrente, no mesmo segmento religioso, havia espaço para uma Faculdade, como já era normal em algumas experiências pelo país. Diante da visão ousada, o pastor partiu para encontrar lideranças políticas e empresariais, principalmente, na Bahia Sul Celulose, o que não trouxe solução alguma, nenhuma esperança. Diante dos empecilhos, a visão foi guardada para o momento mais apropriado, e foi o que aconteceu num futuro não muito distante. O sonho já estava sonhado, os próximos passos era ver Deus abrir oportunidades para que hoje ainda estejamos no caminho que seguimos.
15.VISÃO DA ESCOLA BATISTA...
Um templo desocupado, sem utilidade prática durante a semana, continua incomodando, mesmo depois que as buscas por ocupação com uma Faculdade se cessaram, por falta de por onde correr. O que fazer com um prédio enorme, parado, só usado nos domingos? Surge incentivos de toda ordem para um outro Colégio Batista, mesmo já havendo um na cidade. A sugestão foi alimentada, a ideia eclodiu, foi levado à liderança da igreja, à sessão administrativa... não passou. O medo do novo, o medo do mau uso das dependências e dos móveis, por parte dos alunos, foi o grande argumento para que um balde de água fria fosse jogado sobre o projeto. Mais uma vez nasce um sonho, e morre um sonho. Na verdade não morreu, no bem da verdade, este foi um forte motivo para que articulássemos as novidades do Estatuto e das delegações aos Ministérios Gerais.
16.MG.ADMINISTRAÇÃO...
Basicamente, para atender à visão de uma escola batista em nosso templo, durante a semana, fazendo-o, também, útil à sociedade, e, ao mesmo tempo, buscando responder a outras carências e urgências normais na vida da igreja, o novo Estatuto estabeleceu os Ministérios Gerais recebendo delegações específicas da igreja, para agirem com atenção especial. Dentre os MGs criados com esta visão, um foi o de Administração, um grupo de irmãos voltados espontaneamente aos melhoramentos e bom uso do patrimônio da igreja. Este MG retornou à ideia de uma escola nas dependências do templo, e assim aconteceu. Em pouco tempo, estávamos com o Colégio Central Municipal, entidade de ensino, semi-público, de grande referência na cidade e região. Havia disputas de várias formas, para que alunos de escolas públicas e privadas viessem estudar conosco, um grande testemunho.
17.COLÉGIO CENTRAL...
Por fim, o Colégio Central Municipal. Uma parceria que deu certo. A Prefeitura Municipal entrava com os profissionais essenciais ao funcionamento pedagógico da escola, e, por isto, ela fazia parte da rede municipal; os pais dos alunos entrava com uma taxa mensal que visava a manutenção de todas as vantagens que recaía sobre o aprendizado de seus filhos, e, também, com o comprometimento na educação oferecida; e a igreja com tudo mais necessário ao funcionamento do projeto, inclusive as instalações adequadas, a administração, outros muitos profissionais adjuntos, acompanhamento na qualidade do ensino oferecido, e etc. Por vários anos a igreja esteve operando este projeto social, e, com isto, muitas crianças e adolescentes, muitas famílias e cidadãos, foram alcançados e beneficiados, o que facilitou para que a comunidade pudesse admirar e colaborar.
18.POLO UNOPAR...
A excelente atuação do Colégio Central Municipal, na vida da cidade, atraiu representante da Universidade Norte do Paraná, na intenção de trazer para o município um Polo educacional daquela instituição. Em todo o processo para a implantação da UNOPAR pela IBC, outras instituições de ensino foram estudadas e pesquisadas, e a conjuntura encontrada no Colégio Central facilitou para que tudo se concatenasse com a nossa igreja. Paralelo ao Colégio, começamos umas primeiras turmas do polo, e dali houve ampliação, e, com isto, e com dificuldades em manter o Colégio Central e o acordo com a Prefeitura, com outro gestor, toda a instalação foi ocupada e ampliada para atender à demanda do polo. Ano a ano, temos visto o crescer rápido das pessoas e famílias alcançadas e beneficiadas com este serviço social da igreja.
19.MUITOS UNIVERSITÁRIOS...
Mais de 2.500 alunos passam semanalmente pela UNOPAR, semanalmente. Por ser sistema semipresencial, Ensino a Distância, diariamente um número enorme e diferente de alunos, passam pelas dependências da igreja. É um grande desafio que o Senhor coloca em nossas mãos, o de sermos bênção para cada um deles, para suas famílias, e para todos que convivem com eles. Cuidando deles, estaremos cuidando de todos os demais. Frequentemente estamos desafiados pelo Senhor, em encontrar novas maneiras de servir a todos, com a melhor da nossa atenção. Temos conseguido em parte, mas ainda assim, entendemos que estamos longe do ideal. Têm sido uma experiência muito interessante, muito gratificante, entendemos que o Senhor nos convoca, espera o nosso Sim, e depois facilita com os meios para que cumpramos nossos papel.
20.DEZ ANOS DE UNOPAR...

O tempo passou, o sonho da Faculdade teve seu momento, da mesma forma os esforços pela instalação dela ou de uma Escola Batista, também os anos do Colégio Central Municipal, e, agora, os dez anos da UNOPAR, polo Teixeira de Freitas. Comemorou-se recentemente, no anos que a igreja completa seus 30 anos, o aniversário do polo no templo de nossa igreja. Dez anos de crescimento, novos desafios, novas oportunidades de servir ao Senhor, prestando novos serviços à comunidade; dez anos de muita gente, muitas famílias, sendo beneficiadas com aquilo que estamos fazendo; dez anos de sonhos vividos, de planos divinos concretizados entre nós, de novos empenhos no nosso papel de igreja educadora, diretamente envolvida com o desenvolvimento de uma cidade querida, de um povo amado, de um lugar que Deus continua tendo grandes coisas a fazer através da IBC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tem mais informações a dar sobre o conteúdo desta página, ou deste site, por favor, escreva abaixo. Obrigado.