Anexo 6



ATUAÇÃO SOCIAL DA IBC
(conteúdo disponível no site da igreja)
A Igreja Batista Central.cbb existe, como igreja de Jesus Cristo, principalmente e exclusivamente para a proclamação do santo Evangelho da Salvação.
Para alcançar este único e principal objetivo bíblico, ela se desdobra em, basicamente 5 ações: Proclamação, Representação, Edificação, Testemunho e Adoração.
Para atender a estas 5 ações, ela se faz atuante em 10 frontes, cada fronte desta é trabalhada por um determinado Ministério Geral, assim, existem os MGs. Ação Comunitária, Ação Social, Administração, Comunhão, Educação Religiosa, Evangelismo e Missões, Vizinhança Abençoada, Música, Oração e Relações Públicas.
Cada Ministério Geral destes, representa a igreja nos objetivos que lhes são delegados pela própria igreja, em Regimento Interno próprio, de acordo com os ditames do Estatuto da mesma. Dois princípios bíblicos são seguidos, "Amar a Deus sobre todas as coisas", primeira prioridade; e ao Próximo como a nós mesmos, segunda prioridade.
De uma forma ou outra, os Ministérios Gerais visam estes dois princípios em tudo que fazem. Assim é que todos eles, de uma maneira ou outra, praticam ação social, alcançando membros e congregados da igreja, e também, muitos que não são da igreja.
De cada MG, vamos citar algumas iniciativas com "Responsabilidade Sócio-Ambiental"; atividades que estão em projeto, ou em aguardo de momento propício para iniciar ou continuar, ou estão em execução.....



Gabinete do Pastor...
Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência a Crianças e Adolescentes... coordenação da comissão que está atuando em cinco frentes, grupos de trabalho: uma em relação a crianças a serem informadas e mobilizadas, outra com adultos pais e parentes de crianças, outra com a mídia na cidade, outra com as entidades que fazem parte da rede de atendimento a crianças violadas, e outra para formulação da pesquisa que fundamenta a existência da comissão em nossa cidade. Está funcionando... Fotos
Colegiado do Território do Extremo Sul - Igreja e Unopar como membros desta entidade que representa a Secretaria Estadual de Planejamento no extremo sul, fazendo parte, também, do Núcleo Diretivo, traçando e promovendo o Desenvolvimento Sustentável da região em relação à administração pública dos Municípios e do Estado.
Projetos Sociais Federais - Iniciativa do Conselho de Lideranças da Igreja para que todos os MGs se comprometam com as Políticas Sociais dos Governos Federal, Estadual e Municipal, visando o desenvolvimento de projetos de benefícios sócio-ambientais, ou nos Projetos que já desenvolvem, ou em novos projetos. Tudo está sendo preparado para começar no bairro carente próximo ao templo da igreja.
Encontros, Seminários, Audiências, Escutas - Presença e participação do Pastor ou representantes dele, em eventos de uma ou mais reuniões onde se tem buscado soluções e propostas para governança municipal e estadual. Em muitas destas atividades o pastor foi convidado ou fez questão de estar presente representando a igreja e entidades ligadas a ela.


MG.Ação Comunitária...
Projeto Green Center - atenção à reciclagem de lixo caseiro e empresarial, bem como de campanha educativa e atuação no meio ambiente; passeios, discussões, iniciativas voltadas ao cotidiano de cidadãos comprometidos com a preservação da natureza.
Projeto Bosque Ambiental - utilização responsável e sustentável, com apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de vasta área aos fundos do templo da igreja, para preservação ambiental, para lazer e educação, aberto ao público em geral.
Projeto Recicloil – Retirada de muito óleo de cozinha, já utilizado, do contato com a natureza, recompensando as famílias e empresas que participarem, com detergente biodegradável produzido deste mesmo óleo. Atualmente está sob a responsabilidade do MG. Relações Públicas... Fotos
Projeto Ide e Ensinai – ida às escolas com instruções de vida, também da Bíblia, para melhorar o potencial de vida e relacionamentos dos alunos com sua existência, com seus projetos pessoais e com os estudos. Funcionando... Fotos. Atualmente já se vão mais de cinco anos e mais de 10 escolas municipais alcançadas somando um número muito superior a cinco mil alunos na rede municipal.
Projeto Semaías – Acompanhamento de deficientes auditivos, com ensino de LIBRAS, linguagem apropriada para a comunicação deles e com eles, e convivência social com eles e entre eles. Atualmente não Funcionando... Fotos
Projeto Viver Bem (Augusto Mota) – Atenção à terceira idade, promovendo situações para o lazer, para o aprendizado e para a convivência saudável e religiosa entre eles. Funcionando... Fotos
Projeto Fonte de Vida – Atenção a famílias de viciados como um dos instrumentos para a recuperação, orientando, inclusive, os mais adequados centros para o tratamento de seus dependentes. Funcionando em parte.
Projeto (Espaço Sossegai) Alegria de Aprender - Acompanhamento de crianças com algumas dificuldades para atenderem exigências de aprendizagem em disciplinas que cursam. Atualmente não Funcionando... Fotos
Parceria com o Senac - facilitação para que pessoas aprendam atividades rentáveis e assim possam melhorar as condições econômicas das famílias. Não Funcionando... Fotos
Creche Central - estamos empenhados em conseguir parceria com uma Ong internacional para que uma ótima área no bairro Ulisses Guimarães venha se tornar uma creche que atenda muita crianças e famílias naquele bairro carente da cidade. Está para funcionar.
Recanto de Vida - também, estamos empenhados em conseguir parcerias para a construção e estruturação de um lugar, com ótima infra-estrutura, em muitos sentidos, para abrigar e promover convivência de idosos em avançada idade. Está para funcionar.
Projeto Empresas Solidárias - estamos empenhados em iniciar uma atividade que venha trazer e, de alguma forma, reconhecer, honrar e recompensar, empresas e indústrias que sustentem entidades filantrópicas que já atuam na cidade e região, bem como os projetos sociais da igreja. Está para funcionar.
Associação ECC - Pessoa Jurídica que responde por iniciativas sociais da igreja em áreas educacionais, trabalhistas e outras beneficiárias ao bem social. Através desta associação muitos projetos sociais, internos e externos à igreja, já ocorreram, beneficiando muitas famílias carentes próximas ou distantes do centro da cidade. Além de tudo, o Central Park tem sido muito usado para serviço educacional para as muitas escolas que ali levam seus alunos para os mais variados objetivos.
MG.Ação Social...
Administração de verbas do orçamento da igreja - uma percentual das entradas de dízimos e ofertas da igreja é direcionado para necessidades urgentes de membros e congregados da igreja bem como de várias pessoas que vêm ao encontro da igreja carecendo desta ajuda. Grande parte das vezes é área compra de alimentos, remédios, passagens, vestuário e outras necessidades. Funcionado... Fotos
Projeto Condições Mínimas - interesse da igreja, através deste MG em oferecer condições para famílias, principalmente dentro da igreja, a terem um mínimo essencial para algum conforto e boa convivência.
Mutirão Social - manhã e tarde de alguns dias do ano, quando profissionais em várias áreas ficam ao dispor dos moradores das comunidades visitadas, para todo tipo de serviço, incluindo a estética para auto-estima, orientações de saúde, e venda de produtos úteis a preços muito baixos.
Igreja ajuda a comunidade - cria programas para que a igreja e outras pessoas, se envolvam em doação de sangue; vestuário; reforma, pintura e melhoramentos de casas carentes; feira de cidadania com venda de roupas com valores irrisórios, corte de cabelo, medição de pressão e outras atividades; e outras preocupações. Funciona vez em quando.
NOTs Solidários - estamos empenhados em começar com os NOTs da igreja, Núcleos de Oração e Testemunho, formado por membros e congregados da igreja, distribuidos pelos vários bairros da cidade, recolhimento periódico de alimentos para ser distribuído pela igreja, através do MG.Ação Social, e por entidades que já atuam desta forma na cidade. Está para funcionar, além de sua atuação espiritual, programas que escutem vizinhanças e suas carências coletivas, para a igreja intermediar soluções junto às própria comunidades quanto aos órgãos responsáveis por uma ou outra solução..
Projeto Balcão de Emprego e Qualificação - saber e facilitar para que desempregados sejam conhecidos, qualificadamente, por responsáveis de postos de emprego dentro e fora da igreja.
Projeto Vida sem Dívida - série de providências em socorro a pessoas, dentro e fora da igreja, que estejam endividadas ou que queiram não chegar a isto.
Projeto Doação de Sangue - incentivo, dentro e fora da igreja, para que muitas pessoas entendam e se comprometam em doar sangue.
Sopão da Noite - grupo de irmãos saem pela noite, pelas ruas, distribuindo sopa a pessoas carentes que dormem na rua. Este projeto não tem uma frequência definida, mas acontece vez por outra.
Projeto Cemitério de Construção - empenho em juntar material de construção e reforma de casas, já utilizados, para ajudar famílias carentes que precisem para melhor comodidade de suas habitações.


MG.Administração...
Polo UNOPAR - aumentar o número de opções em cursos universitários, principalmente para as pessoas que não podem frequentar diariamente uma sala de aulas, e, também, não podem pagar os preços normais de um curso universiário presencial. Funcionando... Fotos
Outro Polo de Universidade EAD - outra faculdade com cursos à distância, aumentando o número de opções em cursos universitários, principalmente para as pessoas que não podem frequentar diariamente uma sala de aulas, e, também, não pode pagar os preços normais de um curso universiário presencial. Está para Funcionar...
OSCIP Cidadania em Ação... Ong de interesse social utilizando o potencial da UNOPAR TF frente a projetos sócio-ambientais na cidade, na região ou onde for possível e necessário.
Orquestrando Futuros - grande apoio, de muitas formas, ao Projeto que atende muitos adolescentes das Escolas Municipais para ensino de música tocada e cantada, numa orquestra de violinos. Não funcionando atualmente.
Musicalização de crianças - instrumentalização de crianças carentes da vizinhança da igreja, preparando-as para a vida musical e apresentações em vários ambientes da cidade. O projeto é o Música na vida, Vida na Música, e já tem grupos formados também no bairro Ulisses Guimarães. Funcionando...
Capelania Universitária - ações sociais, dentro das atividades da UNOPAR TF, em relação aos alunos, familiares e outras pessoas da cidade, dando suportes e acompanhamentos psico-espirituais de várias formas.
Dependências Sociais - disponibilidade, dentro do possível, das dependências do templo, para reuniões, conferências, e outros eventos de interesse da coletividade, principalmente Prefeitura Municipal, suas Secretarias e outras entidades privadas ou públicas.
Parceria com a Pestalozzi - direcionamento e coordenação de estagiários no curso de Serviço Social e outros a fins, no sentido de auxiliarem aquela associação em sua atuação e função cidadã no cuidado com pessoas especiais na cidade. Funcionando
IBCentral Empreendimentos Sociais - um grupo de empresas, com Responsabilidade Social, em vários ramos de atividades comerciais, que visa, entre outras coisas, gerar muitos empregos formais, prestação de serviços de excelente qualidade à sociedade, cotas em seus lucros e atuação em benefício de pessoas e famílias que precisam dos respectivos serviços e não podem pagar parte ou integralmente por eles. Atualmente não funciona.
Central Park - área de lazer que tem servido para Escolas, Empresas, Entidades Públicas e Privadas, atendendo, de várias formas, anseios que favorecem a comunidade onde estamos inseridos.


MG.Comunhão...
Comunhão e Integração - promover dentro e fora da igreja, com membros, congregados e os muitos convidados, de fora da igreja, atividades de lazer, que venham produzir a melhor e mais sadia comunhão entre todos, independende de condição econômica, religiosa, sexual, educacional, profissional ou qualquer outra. Funcionando... Fotos
Central Park - espaço de lazer que tem servido para recreação da igreja e de muitas escolas, empresas e entidades na cidade.


MG.Educação Religiosa...
Ensino Bíblico - providenciar, por faixa etária, o ensino cristão do "seguir" a vida e o exemplo de Jesus Cristo, que inclui o interesse de viver e buscar fazer os outros mais felizes, tentando providenciar condições para que sejam supridas suas necessidades pessoais, inclusive as espirituais. Funcionando... Fotos 
Escola de Férias - estamos empenhados em desenvolver, em dias, nos meses de férias escolares do ano, no bairro Wilson Brito, encontros e estudos, brincadeiras e aprendizados, diversão e instruções, em relação à família, ao convívio social, ao relacionamento com Deus, com as crianças entre 5 e 11 anos. Atualmente não funcionando
Creche Aprisco Central - estamos empenhados em utilizar o prédio que ainda não foi terminado, mas já está começando a ser usado, para os encontros das crianças da igreja, nos domingos, para que preste serviço de creche, durante os dias da semana, às famílias circunvizinhas ao templo de nossa igreja. Está para funcionar.
Instruções Familiares - estamos empenhados em, periodicamente, distribuir com as famílias frequentadoras da igreja, e outras muitas amigas e vizinhas, material de instrução sobre criação, educação, convivência, relacionamentos, das famílias com as pesoas que as compõem, principalmente as crianças. Está para funcionar.


MG.Evangelismo e Missões...
Missões Denominacionais - Promove a contribuição mensal da igreja para atividade missionárias no Estado da Bahia, no Brasil e e vários países do mundo, através dos programas Missões Estaduais, Missões Nacionais e Missões Mundiais, que inclui o sustento de creches, orfanatos, colégios, e muitos outros serviços sociais. Está funcionando... Foto
Missões Municipais - também, promove a contribuição da igreja para o início e desenvolvimento de novas igrejas pela cidade, cujas responsabilidades, como a nossa igreja, é a de pregar o Evangelho através do testemunho, da pregação, do testemunho e do cuidado com o próximo em suas várias necessidades. Funcionando... Foto
Viagens Missionárias - organização de caravanas com destino a igrejas localizadas em cidades e regiões carentes, levando pessoas, profissionais e gêneros alimentícios para, de alguma forma, mesmo que por algum tempo, busque atender muitas pessoas em suas várias carências. Funcionando... Foto
Capelania Hospitalar - grupo de pessoas da igreja que periodicamente estão em hospitais dando atenção capelã, inclusive espiritual, a enfermos e familiares que estejam presentes aos contatos. Funcionando... Foto
Capelania Prisional - grupo de pessoas da igreja que atendem um programa de orientação espiritual e social aos detentos e condenados, bem como a suas famílias. Funcionando... Foto

Capelania Escolar - Atividades variadas, inclusive com doações de livros e outros utensílios a bibliotecas, escolas e alunos, com parcerias com entidades com este mesmo fim. Funcionando...
NOTs Externos intecessores sociais - através do Conselho Político da Igreja, pelos Núcleos de Oração e Testemunho, nos bairros não vizinhos do templo da igreja, por pesquisa feita nas várias regiões, sabermos as necessidades coletivas, e irmos aos órgãos competentes para representar as reivindicações colhidas.

MG.Vizinhança Abençoada... e NOT Social
Projeto Prazer em Conhecer - organização de várias atividades numa determinada região da cidade, levando, não só a pregação do evangelho, mas alimentos, roupas, e outras ajudas, bem como o serviço gratuito de alguns profissionais que atendam a população na área médica ou jurídica. Atualmente não funcionando
Projeto Vizinhança Abençoada - conhecer as muitas necessidades das famílias que moram em bairros vizinhos ao templo da igreja, através, principalmente de visitas periódicas de um dos pastores da igreja com sua esposa, e também de grupos formados nas classesEBD, também através de telefonemas, correspondências, e outros meios, visando providenciar soluções através da própria igreja ou dos poderes públicos constituidos na cidade. Funcionando
NOTs Vizinhos intecessores sociais - através do Conselho Político da Igreja, pelos Núcleos de Oração e Testemunho, nos bairros vizinhos ao templo da igreja, por pesquisa feita nas várias regiões, sabermos as necessidades coletivas, e irmos aos órgãos competentes para representar as reivindicações colhidas. Atualmente não funcionando... Foto


MG.Música...
Musicalização Mais Popular - escola de música para membros, congregados e qualquer outra pessoa que queira, na comunidade, a preços mais accessíveis, com o aprendizado da melhor qualidade. Está para funcionar.
Musicais Sociais - o coro oficial da igreja, com os coros de Jovem e Adolescentes, e de PréAdolescentes, juntamente com crianças do Projeto Vida na Música e Música na Vida, estão se unindo com outros coros da UNOPAR TF e do Sicoob e da Igreja Presbiteriana do Brasil, para musicais no natal e outras datas. Funcionando

MG.Oração...
Dia de Intercessão - através de Núcleos de Oração e Discipulado, a igreja tem acolhido atenção em suas orações, de muitas pessoas da comunidade teixeirense com um dia exclusivo para isto, onde todos os membros envolvidos, onde estiverem, oram por pedidos e agradecimentos que lhes chegam ao conhecimento.

MG.Relações Públicas...
Projeto de Inclusão Digital - ensino de informática a alunos carentes do Colégio Municipal Brás Pereira, num dos mais completos laboratórios de informática da cidade. Não Funcionando
Projeto Quadra Social - área de lazer e ensino disponível aos moradores dos bairros vizinhos do templo da igreja, para esportes e outras atividades comunitárias. Atualmente não funciona.
Projeto Recicloil - seguindo princípios que antes norteavam o projeto, o projeto está vivo e se projetando por todas as vias legais para funcionar adequadamente. A OSCIP Cidadania em Ação está paternalizando o projeto buscando apoios da UNOPAR para que tenha cunho acadêmico também. Várias autoridades já foram buscadas e envolvidas na existência e atuação do projeto.
FAS Fundo de Assistência Social... Assessoria e Apoio a Projetos Sócio-ambientais desenvolvidos pela IBC, seus Ministérios Gerais, suas Igrejas Filhas e outras entidades cadastradas na formulação, desenvolvimento e captação de recursos financeiros disponíveis nos setores privados e públicos.
Tribuna Central... mídia em jornal impresso, site informativo e rádio, responsável por transmitir informações de interesse da coletividade.
Rádio Tribuna Central - rádio na web transmitindo música de ótima qualidade cristã e outros serviços. Funcionando...
Apoio a Entidades para Tratamento de Câncer - o FAS, Fundo de Assistência Social, promove grandes eventos para arrecadação de fundos, para instrução e mobilização da sociedade contra o Câncer, e favorecendo entidades que existem no combate à desinformação e à má atenção aos doentes nesta área. Funcionando

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tem mais informações a dar sobre o conteúdo desta página, ou deste site, por favor, escreva abaixo. Obrigado.