Outro Texto


(para uma revista de destaque na cidade)
RESPONSABILIDADE SOCIAL DA IGREJA

A Igreja Batista Central versa pela preocupação de ser muito útil à sociedade, até por que entende que seja seu papel de igreja, de entidade organizada em meio a uma sociedade que ainda possui algumas carências que cobram uma parceria maior entre Estado e atuação civil. Dentro deste espírito, a igreja possui oito áreas que lhes são muito importantes, e entre elas, três se destacam na busca de encontrar meios de fazer a igreja mais presente nos empenhos favoráveis à coletividade.

Uma das áreas sociais é o chamado Ministério Geral de Ação Comunitária, grupo atuante e bem organizado da igreja, sob a liderança espiritual da Pra. Lúcia Melo, que tem dado muitas alegrias, desde há muitos anos, com projetos de cidadania bíblica nas Escolas Municipais, atenção e formação de pessoas quanto aos processos de reciclagem de produtos sólidos, interesses educativos quanto às questões do meio ambiente, e outras iniciativas muito atuais visando o bem coletivo de maneira mais abrangente.

Outra área é a desenvolvida pelo Ministério Geral de Ação Social, sob a lideranças espiritual da Mn. Wildes Pereira, outro grupo também muito atuante e comprometido com esta visão da igreja, com projetos de atendimentos a necessidades mais urgentes de muitas formas; este mesmo grupo atua em campanhas oficiais do agasalho em época de frio, da doação de sangue para o Hemoba, mutirão para venda simbólica de produtos de vestuário e utensílios domésticos em comunidades mais empobrecidas, e outras atividades neste nível mais próximo aos indivíduos carentes de alguma forma.

A terceira área é coordenada pelo Ministério de Relações Públicas, sob a liderança do Pr. Estevão Vilas Boas. Este grupo de pessoas tem desenvolvido, atualmente, dois projetos que muito engrandecem os interesses da igreja quanto à sua responsabilidade social: O Projeto Reciclóil e o Faz. Um está voltado à educação social, o recolhimento de óleo de cozinha para que não seja jogado na natureza, e a devida produção de produtos de higiene para as famílias e empresas. O FAS, Fundo de Assistência Social, é um projeto que visa juntar recursos financeiros e humanos para facilitar a atuação de entidades que atuam voltadas para as carências sociais de nossa terra, dentro e fora da igreja. Atualmente o FAS está promovendo um grande evento no final deste mês, no Central Park, espaço social e cultura de lazer da igreja, para que os lucros venham atender este seu objetivo, inclusive entidades como a GAPO (Grupo de Apoio ao Paciente Oncológico) e a Pro-Fundação Vida Extremo Sul de Combate ao Câncer.

Outras áreas, também, de alguma forma, são convocadas a tomarem posições quanto a algum projeto que traga atenção social por parte da igreja. Por exemplo, o Ministério Geral de Evangelismo e Missões, na liderança do Pr. Edemilson Melo, que, entre outras coisas, atua nos hospitais levando conforto, cafezinhos e outras iniciativas aos doentes seus familiares; também atuam no presídio, oferecendo ocupação profissional remunerada a muitos presos; além de outras atividades como distribuição de literaturas, calçados, e alimentos a famílias menos favorecidas.

O Ministério Geral de Administração da igreja, por sua vez, sob a liderança da Pra. Vera Lúcia Reis, enquanto cumpre seu papel de administrar adequadamente todo o patrimônio sob seus cuidados, também administra o Pólo UNOPAR, inclusive com serviços de Capelania às famílias dos alunos; promove também projetos de musicalização de crianças do bairro Wilson Brito e do Ulisses Guimarães.

O Ministério Geral de Comunhão, sob a lideranças espiritual da Mn. Cristina Mota, com todo o espírito de congraçamento que fazem seus serviços na vida da igreja, está se voltando a um trabalho com as mães de alunos das Escolas Municipais, levando orientação para elas mesmas, para seus familiares, e o relacionamento com a escola de seus filhos.

E, por fim, com a mesma dedicação de todos os demais Ministérios Gerais, o de Música, está se abrindo para que pessoas possam participar de coros, e, assim, puderem participar das atividades do Coro Principal da igreja. Estão fazendo isto com alunos do Pólo UNOPAR, e com outras pessoas que têm se apresentado interessadas em participar deste projeto. Há esta abertura, entendendo que é uma das formas de, também, abrir a igreja para atividades de responsabilidade social, em nome da igreja.



Estamos fazendo muito, temos muita gente envolvida em tudo isto. Está vindo mais gente para se juntar conosco em tudo isto, e a igreja entende que seja sua responsabilidade fazer muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tem mais informações a dar sobre o conteúdo desta página, ou deste site, por favor, escreva abaixo. Obrigado.