Semana 4... Primeiro Pastorado (II)


19.ATIVIDADES NO TEMPLO...
A partir de 1986, as primeiras atividades, propriamente ditas, as primeiras reuniões e até cultos, passam a acontecer nas dependências do templo em construção. Neste momento memorável, a Escola Castro Alves vai deixando de ser o ponto de encontro oficial, para ser o local de reuniões esporádicas. O Pr. Nemir Rodrigues passa a convergir a atenção do rebanho, para o novo local de significados mais assertivos, no contexto da nova igreja. O novo templo já comportava estas atividades, já comportava, com muitas limitações, os cultos e as reuniões maiores do organismo que se fazia existente e muito desejoso de se fazer presente no Reino do Senhor, inclusive, na vida da, também, nova cidade emancipada. De uma forma ou outra, a própria igreja, e muito de suas lideranças, viram e se engajaram na formação e organização do novo Município de Teixeira de Freitas, de forma civil e política, dando as melhores e possíveis maiores contribuições.
20.MAIS RECONHECIMENTOS NA CIDADE...
Pelos idos de 1987, já passados alguns meses e anos do ministério profícuo do Pr. Nemir Rodrigues, a igreja já goza de muitos reconhecimentos, de muito prestígio na cidade, até mesmo pela simpatia da população e das autoridades que a constitui. A presença da igreja, e principalmente da sua liderança pastoral, faz-se presente em muitos eventos, reuniões, planejamentos e outras atividades organizacionais a bem da comunidade. A igreja que fizera parte, de algumas maneiras, da luta pela emancipação do município, agora, mais que nunca, está diretamente ligada ao desenvolvimento, à formação da nova e querida cidade de Teixeira de Freitas. Através de políticos na igreja, através de políticos fora da igreja que abriam oportunidades para que, por muitos meios, os membros da mesma estivessem presentes com suas contribuições. No entanto, mesmo com todo aquele prestígio, e por causa dele, as lideranças rejeitaram qualquer contribuição financeira externa, e, mais ainda, de políticos, como aconteceu algumas vezes.
21.PASTOR CARINHOSO...
Pelo idos de 1988, a igreja, no pastoreamento do Pr. Nemir Rodrigues, já tinha em mente algumas marcas da liderança do seu Pastor. Uma delas, e talvez , a mais marcante, era o seu carinho som o rebanho que o Senhor lhe confiou. A pesar de pouco tempo, no início de sua carreira pastoral, ele já demonstrava grande compromisso com tudo que o Senhor lhe havia entregue às mãos. Em muitas facetas do cotidiano da igreja, o carinho do pastor era naturalmente percebido e vivido por suas ovelhas. Isto gerou, não só para aquele momento, mas para a vida progressa da comunidade, um mesmo espírito carinhoso, uns para com os outros, mas, também, em relação a ele mesmo, à sua família, e, em especial, ao Reino do Senhor, à própria igreja como organismo vivo. Os anos de pastorado deu toques marcantes para que a igreja, mesmo depois de sua saída, mantivesse aquele mesmo "inclínio". Anos depois, o Pr. Nemir Pereira voltou a pastorear uma área de ação da igreja, e esta mesma marca ele viveu, demonstrou e desfrutou.
22.MARCAS ATÉ HOJE...
Desde aqueles anos de pastorado do Pr. Nemir Pereira, quando o Senhor Deus fez acontecer a formação de um caráter atencioso e carinhoso com a igreja, e pela própria igreja, em meio a todo aquela disposição embrionária, lutadora, meio enfrentante, que motivou a saída, a instalação, o desenvolvimento e o sonho altivo da novel igreja, produziu uma comunidade que, até hoje, facilmente se nota, não é presa ao que lhe incomoda, não é submissa ao que se lhe mostra inconveniente, não se deixa levar por aparências e carências de dar satisfações aos critérios que os outros estabelecem. Pode-se afirmar que ela é única e tem prazer em pagar o preço por isto. Não tem receio de ser bíblica, mesmo indo contra toda onda, todo modismo, todo populismo que as demais igrejas possam estar trilhando ou querendo para suas histórias de falsos crescimentos reais como igrejas verdadeiras de Jesus Cristo, as que as Escrituras diz que não se amolda aos gostos do mundo, para ser atraente ao mundo e seus prazeres ímpios.
23.ENFERMIDADE NO PASTORADO...
Pelos idos de 1988, a igreja e o seu pastorado passa a sofrer, com mais intensidade, grave enfermidade da esposa do Pastor, o que passa a interferir na vida, no ministério do mesmo, principalmente por causa de muitas viagens e tratamentos a que teve que promover pela saúde dela. Até viagens mais longas e mais demoradas teve que verificar, o que o obrigou a buscar centros de saúde maiores e melhores. Com este forte motivo, o pastor passa a ficar muito ausente da igreja, do rebanho, do seu ministério. Por sua vez a igreja e sua liderança respondeu adequadamente, com a maior e melhor da paciência, com todo apoio que se fizesse necessário, com respaldos variados, tranquilizando, melhor, o seu pastor naqueles momentos tão difíceis e complicados para sua família. No momento que a igreja deveria responder com todo o carinho que recebia do seu pastor, ela atendeu, ela foi amável e dedicada, ela se colocou ao lado dele e facilitou ao máximo a vida e o ministério do mesmo, como convinha.
24.EXEMPLO DE ESPOSO... 
Muitos bons exemplos foram vividos pelos Pr. Nemir Pereira, frente ao pastorado da nova igreja; bons exemplos na vida espiritual particular, familiar, na convivência da igreja, nas pregações, nos relacionamentos seculares, e outros tantos tipos vivenciais, cotidianos; mas há um que também marcou a vida da igreja, a vida do rebanho, as famílias em geral. Com graves dificuldades na saúde, correndo de um lado para outro, indo com frequência a centros especializados, chegou o momento dele doar-se um pouco mais, oferecer um dos seus rins para o restabelecimento de sua esposa. Este gesto carinhoso de sua parte, feito com muita alegria e prazer estampada a todos que presenciaram os momentos da decisão e da realização. Aquela atitude máscula, amorosa e de tamanha dedicação, aflorou, mais ainda, o carinho e respeito que a igreja já dedicava ao homem de Deus que a pastoreava. Ainda hoje se ouve falar daquele momento significativo, com o máximo de apreciação por todos.
25.SAÍDA PENOSA PARA A IGREJA...
Pelo idos de 1988 e 1989, diante de todas as dificuldades de saúde enfrentadas pelo Pr. Nemir Rodrigues, em relação à sua esposa, precisando estar mais presente num centro maior para os procedimentos cabíveis, chegou o momento de se entender que deveria deixar a igreja e ir morar em Vitória do Espírito Santo.  Assim aconteceu, e as tristezas naturais caíram sobre a igreja e sobre o momento histórico que se vivia naquele momento. A comoção foi geral quando da decisão, quando dos preparativos para o momento final da despedida, quando da própria despedida, e o depois que partia o pastor em direção a outros campos. Mais uma vez a liderança assume a direção da igreja de maneira segura, firme, e muito bem dosada. Agora com novos membros que auxiliariam nisto, a direção da igreja assume o pastoreio da igreja, em relação a ela mesma, como em relação aos trabalhos que executava em testemunho cristão na comunidade, como nas frentes missionárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tem mais informações a dar sobre o conteúdo desta página, ou deste site, por favor, escreva abaixo. Obrigado.