Semana 3... Primeiro Pastorado (I)


12.PR. NEMIR PEREIRA...

Em 1984, chega o fim do ano, o início do último mês, acontece o culto de emancipação da nova igreja, sob a maternidade da, também nova, Igreja Batista Monte Sinai, no pastorado do Pr. Pedro Santana Neto. Nesta oportunidade, 110 membros e congregados, com mais três que chegavam para assumir a família pastoral da mesma. Pr. Nemir Rodrigues Pereira, com sua esposa e sua filha, chegaram do Espírito Santo para assumirem o primeiro pastorado efetivo de seu ministério e da igreja. Com ele, muitas alegrias, muitas esperanças, muita visão de liderança, muita vontade de ser bênção a todos, o que realmente aconteceu e se perpetua, como gratas lembranças, até os dias de hoje.
13.MEMBROS DESAFIADOS...
Em 1984, no dia da emancipação da novel igreja, chamada por alguns de “a igreja debaixo de árvores”, ela é organizada oficialmente, pela mãe adotiva, a Igreja Batista Monte Sinai, sob o pastorado do Pr. Pedro Santana Neto, interino até aquele dia da nova igreja, com 110 membros arrolados, dos que eram da Primeira Igreja Batista da cidade, e outros que se juntaram desde o meio do ano, mais três novos, o Pr. Nemir Rodrigues Pereira, sua esposa Leila e sua filha Kelly. Era notório o espírito ousado e determinado de todos naquela oportunidade; todos os corações pulsavam no grande desejo de fazer uma grande obra em Teixeira de Freitas. Esta se tornou uma marca desta igreja, até nossos dias. Ela é ousada, não ver obstáculos para aquilo que empreende fazer para a glória do Senhor. O novo pastor, veio e engrossou mais ainda esta visão abrangente de Reino, e conduziu, pelo tempo que esteve pastoreando, o rebanho a grandes passos, neste sentido.
14.PASTOR E LÍDER...
A partir de 1984, como líder espiritual da nova igreja, igreja que já trazia espírito de igreja grande em todos os sentidos, o Pr. Nemir Rodrigues Pereira apresentou características fundamentais para ser encarado como o Pastor certo, no momento certo, no lugar certo. No desenrolar dos meses, o seu espírito de liderança foi se notabilizando, conduzindo a igreja em sua vocação de igreja ativa e muito viva no Reino do Senhor. Habilidades no trato com um rebanho repleto de líderes ansiosos por ver muito acontecer, para a glória do Senhor; trato que ainda é uma marca muito bem lembrada sobre seu pastorado, até nossos dias. Com este trato sábio, prudente, a disposição de alimentar o povo em seus desafios, no desejo de ser uma igreja mantida nos princípios e práticas bíblicos recebidos desde a Primeira Igreja Batista. Foram cinco anos de profícuo progresso do rebanho, e foram tão bem colocados os alicerces, que até hoje ela se mantém firme no que aprendera.
15.CONSTRUÇÕES NO TEMPLO...
Em 1985 em diante, igreja emancipada primeiro que o povoado de Teixeira de Freitas, ainda se reunindo no Colégio Castro Alves, no pastoreamento do Pr. Nemir Pereira, e novas e grandes perspectivas para o primeiro ano da igreja, e os demais, seguintes, anos. O lote comprado mesmo num terreno íngreme, mas muitas esperanças para a igreja que ousava existir e atuar no Reino de Deus, nesta amada cidade. Na verdade, o que acontecia no lote, não era uma construção, mas muitas construções, mesmo que uma após outra. Cada etapa era uma vitória com sabor próprio e contagiante. Cada capinagem, cada nivelamento da área, cada enxadada era um grande passo que se estava dando. Alicerces muito seguros, paredes muito bem localizadas, um projeto muito bem montada estava em andamento. O prédio de hoje já era muito bem visualizado nas primeiras ações que as construções iam formalizando, dia a dia, com o envolvimento de todos, num mesmo coração.
16.CULTOS MATUTINOS...
Em 1985 em diante, e por muitos anos, a novel igreja fez acontecer, e com um número razoável de participantes, diariamente, um culto matutino que acompanhou os primeiros momentos da construção do templo, e seguiu o seu crescer até chegar ao máximo, na construção bruta, do prédio principal. Por muitos anos, cinco ou seis horas, o culto matutino se verificava, sempre no mesmo local, na parte inferior do templo, marcando sua presença enquanto as paredes subiam. Homens, Senhoras, jovens, adolescentes e até pre adolescentes se faziam presentes, com um número interessante de pessoas que todos os dias, ou várias vezes na semana, estavam ali, firmes, orando, mantendo comunhão, vivendo aquele espírito coletivo que, de uma forma ou outra, impulsionava toda a igreja aos desafios de cada momento. Sem dúvida, aqueles cultos matutinos tornaram-se marca da vida e história da nossa igreja, por muitos anos, com influências até estes nossos dias.
17.RECONHECIMENTO NA CIDADE...
A partir de 1985, na direção pastoral do Pr. Nemir Rodrigues, a nova igreja passou a marchar, cada vez mais, cada vez mais enfaticamente, no seu papel de igreja, e igreja batista. Os meses e anos se passavam, e o respeito da comunidade se tornava cada vez mais notada e vivida. A importância dela, na cidade, se assemelhava à sua presença, como templo, frente à Prefeitura Municipal, o que muitas vezes caracterizou a relação de ambas entidades, para um ou outro empreendimento. O Pastor da igreja, sempre muito sábio e prudente, sempre muito provedor e diplomático, sabia, muito bem, fazer a ponte entre os interesses eclesiásticos da igreja, e os interesses políticos dos poderes municipais. A presença simpática e atuante do Pastor, sempre foi muito requisitada nas esferas civis e militares, e, desta forma, também, a igreja se fazia presente e co-participante do desenvolvimento do povoado que, não demorou, se tornou cidade já importante na região.
18.CONGREGAÇÕES ESPALHADAS...

A partir de 1985, entre os dinamismos desenvolvidos e plantados pelo pastorado do Pr. Nemir Rodrigues, um esteve presente marcando os anos de existência da igreja, no Reino do Senhor. O espírito futuro de Igreja mãe já se delineava na visão missionária de todos, e três braços surgiram neste sentido: Um em Duque de Caxias, onde, como que, a IBC assume um trabalho já existente mas cheio de dificuldades; o outro foi em Itabatã, povoado próximo a Teixeira de Freitas, onde, também, a IBC assumiu um trabalho missionário já iniciado; e um terceiro, no que, na época, foi chamado Congregação de Vila Verde, hoje, já emancipada, denominada Igreja Batista em Vila Caraípe. Estes três pontos de pregação do evangelho, deu, nestes primeiros momentos, o norte que a igreja tinha pela frente, ante sua responsabilidade no Reino do Senhor. Ela existe para isto, para fazer isto, para agir assim, para espalhar, para estar presente em todo canto com seu testemunho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tem mais informações a dar sobre o conteúdo desta página, ou deste site, por favor, escreva abaixo. Obrigado.